A AMD declarou hoje mais cedo que suas placas de vídeo das séries Radeon RX 5000 e RX 6000 seriam colocadas em “modo de manutenção” para updates futuros de drivers, causando certa confusão e levantando críticas do público. É por isso que agora a empresa atualizou sua declaração, tentando explicar que isso não significa, necessariamente, que as GPUs não serão otimizadas para novos jogos.

Em mais um comentário para o pessoal do Tom’s Hardware, a AMD diz que “novos recursos, correções de bugs e otimizações de jogos continuarão a ser entregues conforme requisitado pelas necessidades do mercado no ramo do modo de manutenção”.

Imagem conceitual para GPUs AMD Radeon RX 6000
Fonte: AMD

Ou seja, a AMD está ressignificando o modo de manutenção para dizer que as placas vão receber apenas correções patches de segurança, “porém depende”.

AMD não se compromete a oferecer suporte a novos jogos em RDNA 1 e 2

A declaração atualizada da AMD é pouco específica e ainda pode gerar dúvidas entre seus usuários. A impressão que fica é que a empresa está sendo vaga o suficiente para ter flexibilidade na forma que vai oferecer otimizações para novos jogos em placas das gerações anteriores no futuro.

É possível especular, então, que jogos mais populares ainda receberão otimização, e que talvez demore mais tempo para chegar em GPUs passadas, com as Radeon RX 9000 tendo prioridade. Mas isso é uma interpretação, a empresa mesmo não ofereceu mais detalhes além do que já foi citado.

Página do driver ainda não foi atualizada

O último driver da AMD trouxe confusão suficiente para a empresa ter que oferecer novas declarações em seguida porque já não foi disponibilizado de maneira muito transparente.

Em seu changelog aparece a frase “suporte a novos jogos e extensões Vulkan está disponível em produtos das séries Radeon RX 7000 e 9000”. Foi daí que partiu a especulação de que placas RX 5000 e RX 6000 estavam ficando para trás, e a empresa teve que confirmar depois.

Leia mais:

  • Zen 6: AMD confirma o codinome Ryzen Medusa para suas novas CPUs
  • AMD deve lançar novas CPUs Ryzen Zen 5 com 3D V-Cache na CES 2026
  • AMD Ryzen 5 8500G é o AM5 pra começar? (testes com e sem GPU)

Essa frase ainda aparece na página do Software Adrenalin 25.10.2, então ainda devemos considerar que as GPUs dedicadas baseadas em RDNA 1 e 2 continuam de fora das otimizações WHQL para Battlefield 6 e Bloodlines 2.