Lançado em 2020, o PlayStation 5 (PS5) é conhecido por ser um console com dimensões generosas, mesmo em seu modelo slim. No entanto, o canal Not From Concentrate conseguiu transformar o dispositivo em algo mais compacto e energeticamente eficiente do que as versões lançadas pela Sony até o momento.

Chamado pelo canal de PS5 Redux, o projeto promete ser uma versão mais refinada e discreta do console de mesa. Embora esse não seja o primeiro experimento dos criadores responsáveis para transformar o produto em algo mais bonito e portátil, a tentativa recente se diferencia por estar acessível ao público em geral.

Em sua loja oficial, o Not From Concentrate está vendendo por US$ 10 (R$ 53,60) os manuais e arquivos necessários para você criar o mod em sua casa. No entanto, os criadores do projeto afirmam que ele não é simples e exige algumas peças que podem custar bastante dinheiro.

PS5 Redux é uma versão luxuosa do console

Para conseguir reduzir consideravelmente o tamanho do console da Sony, os criadores do PS5 Redux usaram um chassi de 6 litros com acabamento em alumínio. Enquanto o sistema de heatpipes é o mesmo do aparelho original, seu resfriamento é enriquecido por um cooler Alpenfohn Black Ridge.

PS5 Redux: mod deixa o console mais compacto e eficiente
Imagem: Divulgação/Not from Concentrate

Além disso, duas ventoinhas de 120 mm da Noctua, bem como três exaustores de 60 mm, são necessárias para garantir o funcionamento mais fresco do hardware. O processo detalhado no vídeo divulgado pelo canal mostra que é preciso ter bom conhecimento técnico para fazer diversas etapas, que exigem desmontar vários elementos do dispositivo.

Ele envolve inclusive mudar a fonte de alimentação do PS5, bem como mexer com partes de seu cabeamento interno. Em outras palavras, o processo de mod só deve ser seguido por quem tem experiência na área, bem como o tempo e o dinheiro necessário para comprar suas partes — e o desprendimento necessário para não ligar se o hardware parar de funcionar.

PS5 Redux: mod deixa o console mais compacto e eficiente
Imagem: Divulgação/Not from Concentrate

O resultado final do PS5 Redux é um aparelho que não somente consome menos energia, como opera a temperaturas mais baixas do que o console original. Além disso, a versão criada pelo canal traz 4TB de armazenamento M.2 e uma fonte de 500 W que evita os desligamentos inesperados que as versões anteriores do projeto costumavam apresentar.

Fonte: VideoCardz

Conteúdo Relacionado
Linha Sound Blaster está de volta como uma placa de áudio modular

Placa de áudio reimaginada

Linha Sound Blaster está de volta como uma placa de áudio modular