Embora costumem tocar em temas delicados e, muitas vezes, causem receio no público, as séries pós-apocalípticas também exercem fascínio sobre a audiência exatamente por essas questões, já que servem como uma forma de reflexão da natureza humana e catarse em um ambiente seguro.
- Fallout | Como a série explora algo que os jogos não conseguem
- Silo: tudo o que sabemos sobre a temporada 3 até agora
Quase sempre contando com elementos de ficção científica, fantasia e terror, essas produções retratam um mundo transformado por uma mudança climática descontrolada, uma pandemia, um apocalipse zumbi ou até mesmo um evento de impacto – algo como um holocausto nuclear, por exemplo.
Eventos que mudaram o mundo tal qual o conhecíamos de maneira irreversível, fazendo com que seus poucos sobreviventes tenham que lidar com as consequências do que restou em um futuro sem tecnologia e poucos recursos a nosso favor.
–
Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Série de TV pós-apocalípticas
Pensando em quem adora acompanhar essas histórias, cada vez mais populares no audiovisual, o MARQS montou uma lista de 5 séries pós-apocalípticas que mostram o mundo depois do fim e que valem muito assistir.
De títulos como The Walking Dead (2010) a Fallout (2024), a seleção está ordenada de acordo com o ano de lançamento das produções e mostra também em quais plataformas de streaming elas estão disponíveis. Confira!
- The Walking Dead (2010)
- Estação Onze (2021)
- The Last of Us (2023)
- Silo (2023)
- Fallout (2024)
1. The Walking Dead
Quando pensamos em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis, imediatamente lembramos de The Walking Dead. A produção da AMC baseada na série de quadrinhos de mesmo nome tornou-se um marco na história da TV ao retratar a história de Rick (Andrew Lincoln), Daryl (Norman Reedus) e outros membros de um grupo de sobreviventes em um mundo dominado por criaturas mortas-vivas.
Com um total de 11 temporadas e seis séries spin-offs, The Walking Dead teve, acima de tudo, a sacada de transformar os zumbis apenas em um fator de mudança que forçou a humanidade a se reconstruir, dando enfoque na verdade à jornada de seus personagens e aos caminhos tomados pela humanidade diante das rupturas extremas de civilidade.
The Walking Dead pode ser vista na Netflix e Disney+.
2. Estação Onze
Um pouco menos conhecida, mas tão impactante quanto outras séries dessa lista, Estação Onze é uma minissérie da HBO baseada no romance homônimo de Emily St. John Mandel. Ambientado 20 anos após uma pandemia de gripe ter colapsado a civilização, a série acompanha um grupo de artistas itinerantes que cruzam seu caminho ao do líder de um culto violento, diretamente ligado a um membro da trupe.
Mais uma produção que também faz do “fim do mundo” apenas um pano de fundo para sua história, Estação Onze retrata a beleza da natureza humana, que mesmo em tempos difíceis busca criar um novo futuro ao invés de se concentrar apenas na destruição. A série fala muito sobre esperança e a importância da arte, embora, por motivos óbvios, possa despertar gatilhos ainda mais profundos no público.
Estação Onze pode ser assistida na HBO Max.
3. The Last of Us
Uma das produções mais famosas da atualidade, The Last of Us é uma série da HBO baseada na icônica franquia de jogos de videogame de mesmo nome. Estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey, a série se passa em um mundo em que um fungo espalhou-se pela população, transformando-os em zumbis, e os poucos sobreviventes dessa sociedade se reergueram à base da violência.
Mais do que uma “trama de mortos-vivos”, o que faz o seriado ser um fenômeno entre a audiência é mostrar como o cenário de quarentenas e destruição afeta os protagonistas da história. Embora seja um reflexo da decadência do mundo à sua volta, o encontro de Joel (Pedro Pascal), um homem que teve que endurecer para lidar com suas cicatrizes, e Ellie (Bella Ramsay), uma jovem que já nasceu neste mundo violento, é também um resgate da humanidade perdida diante do caos. Um ponto de luz na escuridão que causa tanta compaixão e empatia no público.
The Last of Us faz parte do catálogo da HBO Max.
4. Silo
Um dos grandes fenômenos atuais da televisão, Silo é uma série do Apple TV+ baseada na franquia literária de mesmo nome de Hugh Howey. Já com duas temporadas no ar e outras duas a caminho, a produção acompanha uma comunidade que mora em um silo subterrâneo de 144 níveis e que está ali há décadas por um motivo externo que colapsou a humanidade, mas que nem eles mesmos lembram.
Embora os desafios enfrentados pela mecânica e protagonista Juliette Nichols é o que façam a história se desenrolar, Silo é uma série cujo colapso da sociedade é o grande mistério da série, já que o mundo lá fora é uma incógnita (aparentemente mortal) para os moradores do local. A produção explora temas como sobrevivência e controle social, além de mostrar a dificuldade da busca da verdade em um ambiente opressivo e misterioso.
Silo está disponível no Apple TV+.
5. Fallout
Menina dos olhos do Prime Video, Fallout é uma série de drama pós-apocalíptico baseada na franquia de jogos de videogame da Bethesda. Já renovada para sua segunda temporada, a série se passa mais de duzentos anos após a grande guerra nuclear de 2077, que destruiu o mundo e obrigou seus sobreviventes a se reorganizarem em abrigos subterrâneos e em comunidades hostis na superfície.
Focada na luta por sobrevivência, a série acompanha tanto a história dos moradores do Vault 33, que aparentam viver uma vida longe de perigos, quanto a da protagonista Lucy (Ella Purnell), quando ela decide sair do abrigo e descobre o mundo lá fora. A trama também fala sobre a natureza humana em tempos de crise, dando destaque a busca por poder e recursos, e os dilemas éticos e morais que surgem em um mundo pós-guerra.
Fallout pode ser assistida no Prime Video.
Leia também:
- The Last of Us: relembre a 1ª temporada enquanto curte a estreia do novo ano
- Fallout | 5 detalhes que só os fãs dos games vão entender
- The Ones Who Live | Qual a história da série de The Walking Dead?
Leia a matéria no MARQS.