A Capcom é uma das produtoras de jogos mais conhecidas do mercado, com um extenso legado e diversas franquias de sucesso. Porém, nem todas estão sob os holofotes, com muitas delas sendo esquecidas ou deixadas de lado conforme o tempo passa.

  • 10 melhores jogos feitos por Shinji Mikami, criador de Resident Evil
  • Exclusivo: Capcom fala ao MARQS sobre imersão de Monster Hunter Wilds

Vamos relembrar grandes sucessos e títulos da companhia que estão há tanto tempo na geladeira que poderiam derrubar o Titanic? Nós do MARQS trazemos 8 franquias e jogos que foram esquecidos no passado e que nos trazem pouca esperança de um retorno hoje em dia.

Ou seja, está na hora de mergulhar no passado da Capcom para trazer o que havia de melhor nas últimas décadas e que muitos jogadores ainda sentem falta na indústria gaming atual. Confira:


Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

8. Deep Down

Deep Down é o caso daquele jogo que a Capcom decidiu anunciar e deixou ele de escanteio indefinidamente. Diz a lenda que ele foi cancelado, porém a produtora nunca confirmou a informação e mantém a marca registrada — o que continua dando esperança para os fãs.

Porém, a quem queremos enganar? O título anunciado em 2013 era a grande promessa da companhia para a geração e década passada, então é seguro dizer que a ideia foi esquecida e provavelmente descartada. Que descanse em paz o nobre guerreiro que sequer viu a luz do dia. 

 

7. Marvel vs. Capcom

Quem fritava nos fliperamas nos anos 1990 lembra o sucesso que Marvel vs. Capcom fazia, que recebeu quatro grandes títulos e depois foi deixada de lado pela produtora. Você deve se lembrar do primeiro ou segundo capítulo da franquia, mas do 3 em diante as coisas não foram fáceis.

Abusando de DLCs, de personagens que estavam presentes apenas no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e outras decisões questionáveis da sua direção, ela sofreu bastante dos anos 2010 em diante e segue abandonada e na geladeira. Quem sabe um dia retorne? 

Imagem de Mega Man
O grande crossover não ganhou novos capítulos e segue esquecido (Imagem: Divulgação/Capcom)

6. Darkstalkers

Quando falamos de Marvel vs. Capcom, é inegável que grande parte dos fãs se lembra da presença de Morrigan na experiência. Ela é nascida de outra franquia, Darkstalkers, e esta segue mais no limbo do que o principal crossover com os super-heróis.

Para ter uma ideia, apesar da personagem ser reconhecida até pelos gamers mais novos, o último game da linha foi lançado em 1997. Mesmo com toda esta distância, a produtora não tenta trazê-la de forma alguma há algumas décadas e segue trabalhando com a marca apenas através de ports e remasterizações.

Imagem de Darkstalkers
Darkstalkers está mais esquecida que Marvel vs Capcom (Imagem: Divulgação/Capcom)

5. Bionic Commando

Após os grandes sucessos dos filmes de ação dos anos 1980, Bionic Commando fez um barulho ainda maior nos fliperamas. Ainda que tenha sido um dos principais títulos da Capcom por anos, ele não recebe uma nova aventura desde 2011 com Rearmed 2.

Além disso, Bionic Commando: Rearmed 2 fez parte de uma iniciativa da produtora de trazer jogos exclusivamente para as plataformas digitais — ao lado de Mega Man 9, Strider e alguns outros que estiveram neste foco. Porém, ele segue apagado desde então e a Capcom segue silenciosa sobre os rumores que a franquia tomará no futuro.

Imagem de Bionic Commando
O jogo Bionic Commando ficou no passado, para o bem ou para o mal (Imagem: Divulgação/Capcom)

4. Strider

Nesta era de grandes metroidvanias como Hollow Knight, Dead Cells, Metroid Dread, Bloodstained e até Prince of Persia: The Lost Crown, como a Capcom deixou passar a oportunidade de trazer o Strider de volta em grande estilo? Ótima pergunta e, até onde se sabe, não há qualquer tipo de resposta.

O último título da franquia foi lançado em 2014 no PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC, recontando a primeira aventura de 1989 e funcionando como um reboot. Porém, nenhum outro capítulo foi acrescentado a série e tudo indica que Strider Hiryu foi esquecido novamente.

Imagem de Strider
Strider sumiu em meio a diversos metroidvanias (Imagem: Reprodução/Capcom)

3. Breath of Fire

No auge dos JRPGs de SNES e PS1, havia um nome que brilhava ao lado dos Final Fantasy, Dragon Quest e outras grandes franquias: Breath of Fire. O título sempre trazia o herói Ryu enfrentando um grande mal, geralmente entrelaçado com o universo cheio de dragões e mistérios em sua trama.

Breath of Fire: Dragon Quarter foi o último game da franquia lançado pela Capcom para um console de mesa, saindo ainda no PS2 e sem qualquer sinal de retorno. A produtora até lembra que ele existe, com o título aparecendo em pesquisas aqui e ali, mas nunca avançaram com alguma ideia para a linha. 

Imagem da Capcom
A franquia Breath of Fire adormece há muito tempo (Imagem: Divulgação/Capcom)

2. Mega Man

O herói que é puro aço até aparece em determinadas situações, mas a Capcom segue deixando Mega Man de lado há algum tempo. Ainda que tivemos remasterizações e coletâneas aos montes, o mais recente game novo da franquia chegou em 2018 e estamos distantes dos próximos capítulos.

Isso sem contar que é o personagem com mais spin-offs amados e abandonados. Seja pelo RPG Mega Man Legends, pela variante Mega Man X ou até os jogos da série Battle Network e Zero estão tão abandonados quanto a versão principal — o que torna a situação ainda mais frustrante para os fãs.

 

1. Dino Crisis

Por fim, não é possível falar sobre franquias esquecidas pela Capcom sem mencionar Dino Crisis. Criado por Shinji Mikami, os jogos levavam o público a explorar o ambiente do survival horror com dinossauros e muitas ameaças que vieram direto do passado.

O próprio produtor já admitiu que não vê mais sentido na saga, já que a produtora trabalha com outra franquia que traz criaturas ferozes: Monster Hunter. Porém, ele é lembrado até hoje com muito carinho e muitos esperam que um remake dele traga Regina e os demais personagens para a nova geração (isso sem falar que serve também para tirar o gosto ruim que Exoprimal deixou). 

Imagem de Dino Crisis
Um novo Dino Crisis continua sendo pedido para a Capcom até os dias atuais (Imagem: Divulgação/Capcom)

As franquias abandonadas pela Capcom

Entre todos estes títulos da Capcom, dificilmente veremos mais jogos sendo retirados da geladeira para os próximos anos. No mais famoso deles, o Mega Man, pudemos conferir apenas uma participação especial do personagem na série Nível Secreto (2024) e os fãs terão de se contentar com isso por enquanto. 

Entre os 8 jogos esquecidos pela Capcom, temos:

  1. Dino Crisis
  2. Mega Man
  3. Breath of Fire
  4. Strider
  5. Bionic Commando
  6. Darkstalkers
  7. Marvel vs. Capcom
  8. Deep Down

Leia também no MARQS:

  • Capcom reforça que a franquia Mega Man não morreu
  • Capcom cancela palestra sobre Monster Hunter: Wilds após ameaças
  • Capcom anuncia Resident Evil: Survival Unit para smartphones

Leia a matéria no MARQS.