A Xiaomi acaba de aumentar sua linha de ar-condicionado com o modelo Mijia Central Air Conditioner Pro. Ele é do tipo central, que usa apenas uma entrada de ar, mas tem saídas para diferentes cômodos. 

  • Como funciona o ar-condicionado
  • Qual é a diferença entre climatizador, ventilador e ar-condicionado?

Uma característica que chamou a atenção é a sua versatilidade, já que ele funciona em temperaturas entre -28ºC e 65ºC. Isso ocorre graças ao uso de válvulas de expansão eletrônicas, que regulam a quantidade de fluido refrigerante que entra no evaporador.

A instalação poderá ser feita em layouts com três, quatro, cinco ou seis saídas, dependendo do tamanho da casa. Os sistemas mais avançados têm unidade externa de seis cavalos, que promete ser mais efetiva para ambientes maiores. 


Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outra questão destacada pela Xiaomi é a eficiência, já que o ar-condicionado tem um Fator Anual de Performance (APF, da sigla em inglês) de 5.50. Na prática, isso significa que ele poderá economizar 982 kWh de energia por ano, que representaria a redução da conta de luz em até R$ 800, dependendo do preço do kWh em determinada região. 

Ar-condiciondo central Xiaomi
Ar-condicionado central da Xiaomi promete economia de energia (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Ar-condicionado da Xiaomi tem funções smart

Além de prometer alta eficiência, o ar-condicionado da Xiaomi também reúne as funcionalidades smart da empresa. Isso inclui a presença de sensores de ondas milimétricas, que reconhecem a presença de pessoas e ajustam as configurações automaticamente. 

Ele ainda tem um painel 3D para saída de ar, para otimizar o fluxo, e um filtro que remove mais de 99% de formaldeído — um composto prejudicial que pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta. 

Outras características incluem a presença de um mecanismo de limpeza autônoma com cinco camadas, além de um painel smart para ajustes finos. Ele faz parte do ecossistema Pengpai Zhilian, da Xiaomi, e recebe atualizações de software regulamente. 

A Xiaomi não revelou o preço do sistema, mas é provável que ele varie de acordo com o tamanho e complexidade. Ele está em fase de reservas na China, com lançamento oficial ainda neste mês.

Leia mais sobre ar-condicionado no MARQS:

  • O que é “ar-condicionado solar” e como ele pode acabar com sua conta de luz alta
  • Cientistas querem usar magnetismo para aposentar ar-condicionado e ventilador
  • Ar-condicionado sem unidade externa funciona mesmo? Veja os prós e contras

Veja como será o futuro da climatização:

 

Leia a matéria no MARQS.