A Micron começou a emitir declarações oficiais de que seus componentes DDR4 chegaram ao “fim da vida” (EOL – End of Life). Assim, a empresa não vai mais produzir componentes dessa geração, e os estoques dessas memórias devem diminuir cada vez mais nos próximos meses.

A Micron se une à Samsung e à SK Hynix no encerramento de produção do DDR4, algo que já era previsto desde fevereiro para acontecer neste ano. Com as três grandes interrompendo sua fabricação das memórias, podemos determinar que a geração basicamente chegou ao seu fim.

Módulos DDR4 da SK Hynix
Fonte: SK Hynix

Até opções alternativas devem ficar cada vez mais raras. A gigante chinesa das memórias CXMT aparentemente também planeja encerrar sua produção de módulos DDR4 logo no ano que vem, sendo que a empresa recentemente alcançou sua capacidade máxima de fabricação dos componentes.

Preços de DDR4 devem continuar a subir

Estimativas apontam que os preços de DDR4 já subiram 50% na segunda metade de maio deste ano. Enquanto as empresas encerram seu ciclo de produção da geração, a demanda parece não diminuir, então a tendência é que os valores continuem aumentando.

Tanto no caso de empresas oferecendo novos produtos como usuários tentando fazer upgrades domésticos, o hype pela IA tem sido visto como um motivo para o aumento da demanda de memórias. Aumentar a capacidade do sistema já baseado em DDR4 sai mais barato do que fazer um upgrade completo para DDR5.

Imagem de fábrica da Micron.
Fonte: Focus Taiwan

No entanto é discutível até quando vai sair realmente mais barata essa alternativa. O padrão antigo tem seus valores aumentando, enquanto os módulos DDR5 devem diminuir o preço com as grandes fabricantes voltando sua produção para a geração atual.

Últimas reservas devem ser reservadas para clientes maiores

A Micron vai reservar boa parte de seus últimos suprimentos baseados em DDR4 e LPDDR4 para alguns de seus maiores clientes com produtos grandes baseados na tecnologia. É o caso do setor automotivo, industrial, aplicações em redes, e assim por diante.

Leia mais:

  • Micron, Samsung e SK Hynix podem encerrar produção de DDR4 e DDR3 ainda em 2025
  • Micron começa a enviar primeiros módulos HBM4 de 36GB para suas parceiras
  • SSD PCIe 5.0 e memórias CAMM2 de 128GB – Kingston na Computex

São segmentos em que é mais importante ter produtos confiáveis com suprimento contínuo do que avanços em performance no geral. Outras empresas devem seguir o exemplo da Micron, o que vai impactar ainda mais na disponibilidade de estoques de DDR4 para o oferecimento de módulos domésticos.

Via: Tom’s Hardware