Após perder grande parte do mercado chinês de inteligência artificial, a NVIDIA esperava compensar isso enviando a GPU B30A para o país. No entanto, uma decisão do governo dos Estados Unidos, que barrou totalmente o envio de dispositivos da série Blackwell para a China, vai atrapalhar os planos do CEO Jensen Huang.
Em uma entrevista concedida à CBS News, o presidente Donald Trump afirmou que continua determinado a impedir que o país rival tenha acesso a tecnologias avançadas desenvolvidas por empresas norte-americanos. Ele fala especificamente da série Blackwell, afirmando que não concedeu qualquer autorização para que ela seja exportada.

As falas de Trump devem ser um golpe duro para a NVIDIA, que continua tentando voltar ao mercado chinês para ampliar suas fontes de receitas. No entanto, além das restrições dos Estados Unidos, isso está sendo dificultado pela própria resistência da China a seus chips — que são acusados de trazer consigo elementos de vigilância e rastreio considerados ilegais.
Chips mais avançados da NVIDIA vão ficar restritos aos EUA
Durante a entrevista, Trump afirmou que, em sua visão, somente consumidores e empresas norte-americanas devem ter acesso aos chips mais avançados da NVIDIA. “Não damos os chips [Blackwell] para outras pessoas”, afirmou o político em uma entrevista gravada para o programa 60 Minutes.
As declarações mostram que o presidente dos Estados Unidos, além de impor novas restrições à China, pode barrar o envio de hardwares para outros países. O setor da inteligência artificial é considerado como vital do ponto de vista estratégico para o país, que tem apoiado diversas empresas que buscam pela criação da inteligência artificial geral (AGI).

Os investimentos na área, que têm a NVIDIA como elemento central, já são responsáveis pela maior parte do crescimento do produto interno do país. Segundo Jason Furman, economista da Universidade de Harvard, os investimentos na área corresponderam a 95% do crescimento registrado na primeira metade de 2025.
Até mesmo por isso, muitos temem que o tão antecipado “estouro da bolha” pode levar o país norte-americano a uma grande recessão. Enquanto o mercado chinês segue fechado para a grande corporação, ela já fez um acordo para enviar mais de 260 mil GPUs com a tecnologia Blackwell par seus parceiros na Coreia do Sul.
Fonte: Reuters
Vai durar?
EUA e China entram em nova trégua de um ano para tarifas e minerais raros