Depois de quase um fim de semana inteiro de confusão e falhas na comunicação, a AMD enfim publicou um post em seu blog explicando de vez sua mudança de estratégia na distribuição de drivers para suas GPUs Radeon RX 5000 e RX 6000, baseadas em RDNA 1 e 2. Aparentemente, as placas vão continuar recebendo suporte a novos jogos, no fim das contas.
Depois de confirmar que as placas seriam colocadas em “modo de manutenção” para updates futuros, a AMD precisou explicar que isso não significava o fim de otimizações para novos jogos. Ainda assim, entretanto, a empresa ainda colocou um condicional de “conforme a necessidade” que parecia não garantir suporte a qualquer jogo.

A nova declaração da dona das Radeon finalmente fala de maneira categórica e sem condicionais, diretamente com o usuário.
“Esse não é o fim do suporte para RDNA 2 e RDNA 2”, diz o texto do blog, em tradução livre. “Suas GPUs das séries Radeon RX 5000 e RX 6000 vão continuar a receber:
- Suporte de jogos a novos lançamentos
- Otimizações de jogos e estabilidade
- Correções de segurança e bugs”
Qual foi, afinal, a mudança da AMD na estratégia de drivers?
O post de domingo (dia 2 de novembro) no blog da AMD explica algo que poderia ter sido dito logo na implementação do driver 25.10.2, que começou toda a polêmica.

“A diferença é que esses produtos agora se beneficiam de um ramo dedicado para drivers estáveis, feito sobre anos de afinamento e otimização” diz o texto. “Ao separar os caminhos de código, nossos engenheiros podem se mover mais rapidamente com novos recursos para RDNA 3 e RDNA 4, enquanto mantêm RDNA 1 e RDNA 2 estáveis e otimizadas para jogos atuais e futuros.”
Falha de comunicação ou mudança na postura?
A explicação é simples e deve tranquilizar usuários da AMD que recentemente compraram uma Radeon RX 6000 e não querem sair do Windows para o Linux. Na verdade, é tão simples que há de se perguntar por qual razão a empresa não falou nesses termos em nenhuma das declarações que ofereceu anteriormente sobre o assunto.
Leia mais:
- Zen 6: AMD confirma o codinome Ryzen Medusa para suas novas CPUs
- ASRock lança Radeon RX 9060 XT Challenger Standard Edition com clock mais baixo
- AMD FSR 4 chega à Radeon RX 6800 XT com melhor qualidade de imagem, mas até 20% menos desempenho
O pessoal do VideoCardz atenta ao fato que os detalhes para o driver 25.10.2 seguem sem atualização, listando ainda apenas as RX 7000 e RX 9000 com otimizações WHQL para Battlefield 6 e Vampire Bloodlines 2.