A FinalWire anunciou nesta terça-feira (8) a nova versão do AIDA64, agora na edição v7.70. A atualização inclui suporte preliminar para processadores AMD Zen 6, além de ajustes voltados à acessibilidade, melhorias no SensorPanel e compatibilidade ampliada com displays externos.
A versão também adiciona suporte para novas GPUs e controladores PCIe 7.0, consolidando o software como uma ferramenta de diagnóstico atualizada para entusiastas e profissionais.
Suporte para CPUs e GPUs de nova geração
O destaque desta versão do Aida 64 é justamente o suporte preliminar para os processadores AMD Zen 6, que devem compor as próximas gerações das linhas Ryzen 10000 e EPYC.
Segundo o histórico do software, o AIDA64 costuma adicionar suporte com meses de antecedência em relação ao lançamento oficial dos chips.
A expectativa é que a linha Zen 6, com codinome Medusa Ridge, utilize chiplets de 12 núcleos e litografia TSMC N3P de 3nm, mantendo o soquete AM5.
Além disso, temos mudanças voltadas para acessibilidade, com ênfase no dimensionamento de texto em ambientes com monitores de alta resolução e configurações com múltiplos displays.
BAIXE A VERSÃO MAIS RECENTE DO AIDA64 AQUI
O AIDA64 agora oferece suporte aprimorado a DPI por monitor, resolvendo problemas comuns de interface em setups com diferentess densidades de pixels. Com isso, os elementos da interface, incluindo o “SensorPanel”, devem manter tamanhos proporcionais, mesmo após reinicializações do sistema.
SensorPanel mais flexível e customizável
O SensorPanel, painel de monitoramento personalizável do AIDA64, também recebeu um conjunto relevante de melhorias, como listado pelas notas de atualização:
- Novo seletor de cores, com suporte a valores RGB, HSV e hexadecimal, além de paletas personalizadas e modo escuro.
- Linhas de grade configuráveis, facilitando o alinhamento preciso de elementos.
- Itens de representação de data e hora adicionais (semana do ano, dia da semana, mês e ano).
- Destaque para a nova opção de medidores com até 101 estados, permitindo transições visuais mais suaves e representações mais detalhadas de métricas como temperatura e uso de CPU/GPU.
MELHOR QUE O PSSR?
PlayStation 5 Pro receberá integração completa do AMD FSR 4 em 2026 com tecnologia idêntica à do PC
Compatibilidade com 22 novos displays externos
Além disso, o AIDA64 v7.70 agora reconhece 22 novos modelos de telas externas, reforçando seu papel como ferramenta de monitoramento em setups customizados. Entre os dispositivos compatíveis estão:
- Elgato Stream Deck (MK.2, Mini MK.2, Neo, Plus, XL v2)
- Matrix Orbital EVE4 (modelos 24, 43, 52 e 101)
- SteelSeries Apex e Arctis (inclusive variantes wireless e com GameDAC OLED)
- Turing (Turzx) 8.8-inch v1.1
- VU1 display
Além disso, o update também inclui:
- Suporte preliminar para Intel Wildcat Lake, voltado ao segmento de entrada.
- Suporte melhorado aos AMD Turin, Turin-D e Shimada Peak, usados em servidores e workstations de alta performance.
- Suporte aprimorado ao Intel Bartlett Lake-S, que deve suceder os atuais processadores LGA1700 da linha desktop.
Essa atualização prepara o AIDA64 para monitorar e testar uma nova geração de GPUs, incluindo modelos com arquitetura Xe2 da Intel e placas intermediárias da NVIDIA e AMD.
- Veja também: Versão 25.0 do 7-Zip está pronta para os Threadripper, trazendo suporte a mais de 64 threads
O AIDA64 também recebeu melhorias voltadas à infraestrutura e segurança do sistema. Um dos destaques é o suporte ao padrão PCI Express 7.0, que permite ao software detectar controladores e dispositivos compatíveis com essa nova geração de interconexão.
Outra novidade é a enumeração de arrays RAID Intel VMD NVMe, que agora possibilita a identificação individual de membros RAID dentro dessas configurações.
Além disso, o driver de kernel do AIDA64 passou por refinamentos voltados à estabilidade e segurança, fruto de um trabalho conjuno com a Microsoft.
- Veja também: AMD Ryzen Threadripper 9980X é a nova CPU mais rápida do mundo no teste PassMark
Enfim, o suporte inicial aos processadores AMD Zen 6, junto à compatibilidade com displays modernos e tecnologias como PCIe 7.0, mostraa que a FinalWire segue antecipando os próximos lançamentos. Você pode conferir todas as novidades da atualização, em detalhes, aqui.
Fonte: Aida64.
TUDO SOBRE
CPU-Z: o que é e como funciona