O sétimo episódio da segunda temporada de The Last of Us foi ao ar no domingo (25) para encerrar mais um capítulo da série da HBO. Com Ellie (Bella Ramsey) em busca de vingança pela morte de Joel (Pedro Pascal), a season finale acompanha a jovem em seu terceiro dia em Seattle, uma jornada que culmina em um confronto intenso com Abby (Kaitlyn Dever).
- The Last of Us: como termina o jogo e o que isso indica para a série
- The Last of Us: veja quem morre no jogo e o que muda na série
Adaptação do game The Last of Us Part II, a segunda temporada da série da HBO se baseou em acontecimentos iniciais do jogo para elaborar sua trama, deixando alguns mistérios em aberto que devem ser explorados na já confirmada terceira temporada. Para quem é fã do game, a expectativa é que Abby ganhe mais destaque no próximo capítulo, algo que o sétimo e último episódio da segunda temporada deixou bem evidente.
Atenção: esta matéria contém spoilers do sétimo episódio da segunda temporada de The Last of Us, assim como dos jogos da Naughty Dog.
–
Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Final explicado da segunda temporada de The Last of Us
A season finale de The Last of Us exibida pela HBO no domingo (25) parte do ponto final do sexto episódio, quando Ellie se reúne novamente com Dina (Isabela Merced) e Jesse (Young Mazino) no teatro após o confronto mortal com Nora (Tati Gabrielle).
Com Ellie e Jesse na busca por Tommy (Gabriel Luna), já que ele se separa separa do grupo, Ellie acaba encontrando uma pista do paradeiro de Abby, o que leva a garota a deixar novamente o parceiro.
A bordo de um barco, já que acredita que Abby está em um aquário abandonado, Ellie chega ao local depois de um encontro quase fatal com um grupo de Cicatrizes (também chamados de Serafitas, uma facção religiosa misteriosa), que tentam matá-la e só interrompem o ato depois que percebem que o vilarejo onde eles vivem está em perigo.
No aquário, Ellie dá de cara com Owen (Spencer Lord) e Mel (Ariela Barer), dois colegas de Abby que a ajudaram a orquestrar a morte de Joel. Ameaçando a dupla com uma arma, Ellie insiste para que ambos revelem o lugar onde Abby está. Owen, por sua vez, tenta atacar Ellie, mas a garota rapidamente atira nos dois, matando-os.
De volta ao teatro, depois que é encontrada por Jesse e Tommy, Ellie, enfim, tem seu aguardado reencontro com Abby, que vai até o local após descobrir o que a garota havia feito. Abby atira em Jesse e começa a ameaçar Tommy quando Ellie tenta ganhar tempo, oferecendo-se no lugar do irmão de Joel.
Irritada por ter deixado Ellie viva durante o confronto com Joel no começo da temporada, Abby aponta a arma para a garota e um barulho de tiro surge antes da tela ficar preta, deixando o público na dúvida sobre quem ou para onde o tiro foi disparado.
Logo em seguida, o episódio volta ao passado de Abby, onde vemos a jovem caminhando pelo complexo da Frente de Libertação de Washington, a WLF, grupo de milícia na qual ela fazia parte. Ali, uma indicação temporal na tela diz que estamos em “Seattle, Dia 1”, encerrando, então, a segunda temporada de The Last of Us.
O que esperar da terceira temporada de The Last of Us?
Com muita coisa para ser resolvida no futuro, a segunda temporada de The Last of Us deixou algumas pontas soltas que devem ser trabalhadas no terceiro capítulo da série, que continuará adaptando o game The Last of Us Part II. Confira abaixo quais são os principais ganchos.
Passado de Abby
Embora não esteja claro como será feito, é provável que a terceira temporada do programa da HBO dê mais espaço para Abby, como a season finale do segundo ano sugere. Se esse for o caso, o protagonismo de Abby não será algo novo para os fãs da franquia de videogame, já que, no jogo da Naughty Dog, Abby é uma das personagens jogáveis, com seu ponto de vista alternando com o de Ellie.
Sendo assim, a terceira temporada de The Last of Us deve nos dar mais respostas sobre o passado de Abby na WLF, assim como suas motivações e seus objetivos. Além disso, como a indicação “Seattle, Dia 1” parece sugerir, é possível que o próximo ano mostre o que aconteceu com Abby durante o período, assim como vemos, na segunda temporada, a jornada de Ellie por Seattle no mesmo intervalo temporal.
WLF vs. Serafitas
Outro ponto que também ficou em aberto e pode ser explorado no futuro de The Last of Us é o conflito entre a WLF e os Serafitas. Assim como, provavelmente, vamos entender mais sobre as motivações da WLF, com Isaac (Jeffrey Wright) como o líder que quer dizimar os rivais, também devemos receber mais informações sobre quem são os Serafitas, suas crenças e o porquê eles estão em guerra com a WLF.
Nesse aspecto, a relação complicada entre Isaac e Abby é mais um elemento que deve aparecer no futuro da série da HBO, já que Isaac deseja que a jovem seja sua sucessora. Abby, por sua vez, tenta fugir dessa expectativa, principalmente por causa de sua amizade com Lev, um personagem do jogo que fazia parte dos Serafitas e por quem Abby luta para salvar a vida. Lev, inclusive, é uma figura para se estar de olho, já que ele pode aparecer na terceira temporada da série.
Como Abby descobriu sobre Owen e Mel?
Chegando de surpresa ao teatro, Abby só volta a aparecer, após os eventos trágicos da morte de Joel, na season finale da segunda temporada. A grande questão é: como ela chegou até ali? E mais: como ela sabia que Ellie e companhia estavam no local e que a garota era a responsável pela morte de Owen e Mel? Tais dúvidas podem ser elucidadas ao longo da terceira temporada, algo que também pode ter relação com o que aconteceu com a jovem militar durante os três dias de Seattle.
No jogo, Abby encontra, na cena do crime, um mapa que Ellie acabou deixando para trás e que indicava o teatro como sua base. Na série, porém, não vemos nada disso acontecendo, o que adiciona mais uma pitada de mistério para ser resolvido na próxima temporada.
Quem atirou no final?
Antes de cortar para a cena do passado de Abby, o público acompanha um intenso confronto entre a militar e Ellie no teatro. Como dito anteriormente, a cena mostra Abby atirando em Jesse e ameaçando Tommy, com Ellie se oferecendo no lugar do irmão de Joel para salvá-lo.
No final do embate, ouvimos um barulho de tiro antes da tela ficar preta, mas não sabemos quem atirou ou quem (ou se) alguém foi atingido. A decisão narrativa deixa um baita gancho para o futuro que deve ser explorado na terceira temporada.
O futuro de Dina e o bebê
O futuro de The Last of Us também pode explicar o que vai acontecer com Dina e seu bebê, já que o segundo ano confirma que ela estava grávida. Com Jesse morto na série, é possível que esse ponto sirva como motivação para Ellie, que pode entrar em um conflito pessoal entre proteger aqueles que ama ou continuar buscando vingança.
Outro ponto envolvendo Dina que pode ser elaborado na próxima temporada tem relação com a verdade sobre Salt Lake City. Em determinado momento dessa season finale, Ellie conta para Dina que Abby tinha matado Joel por vingança, já que Joel havia assassinado o pai de Abby e outros Vagalumes para salvar Ellie.
A nova informação parece ter mexido com os sentimentos de Dina, já que, logo após saber da verdade, ela pede para voltar para Jackson. Esse conflito pode aparecer no próximo ano para incrementar a evolução de Ellie.
As duas temporadas de The Last of Us estão disponíveis na Max.
Leia também:
- Sacrífico de Ellie mudaria tudo em The Last of Us, diz Naughty Dog
- The Last of Us: episódio altera game para explicar relação de Joel e Ellie
- The Last of Us: diferenças entre o jogo e a série na estreia da 2ª temporada
Leia a matéria no MARQS.