Poucas horas depois das fabricantes chinesas de notebooks “queimarem a largada“, a NVIDIA fez o anúncio global e oficial das RTX 5050. De maneira inesperada, a empresa confirmou especificações e preços não apenas da versão para notebooks, que chega hoje, mas também do modelo para PCs desktop, que será disponibilizado apenas em julho.

É interessante começar pela versão desktop da RTX 5050, que não tinha sido ainda confirmada com lançamentos. A NVIDIA revelou que, de fato, a versão para PCs da 5050 vai vir com 8GB GDDR6, enquanto a variante para notebooks usa GDDR7. A GPU inclui 2.560 núcleos CUDA e seu clock base é de 2,31GHz. É a mesma contagem de núcleos da versão mobile.

A RTX 5050 para PCs foi anunciada pelo preço sugerido de US$ 249, o equivalente a mais ou menos. A NVIDIA divulgou um comparativo com a RTX 3050, uma vez que não tivemos uma 4050 para desktops. Infelizmente, a empresa ofereceu os gráficos apenas com DLSS 4 ligado, indicando que eles consideram o suporte à nova versão da tecnologia o maior atrativo para se fazer o upgrade:

Gráfico de performance da RTX 5050 para desktop, com DLSS 4
Fonte: NVIDIA

RTX 5050 em julho nos desktops, hoje nos notebooks

O anúncio global da NVIDIA também confirma que a versão para PCs da 5050 chega em julho. No entanto, diferente de um vazamento que tivemos hoje mesmo, dia 24, não será no dia primeiro, mas sim na segunda metade do mês, segundo a empresa.

Enquanto isso, os notebooks já começarão a ser vendidos hoje, não apenas na China. Até o momento dessa postagem apenas um aparece no buscador de produtos oficial da NVIDIA, o HP Victus 15. Mais modelos devem ser adicionados ao longo do dia.

Notícias relacionadas:

  • Primeiros notebooks com RTX 5050 aparecem em lojas – veja os preços!
  • Uma simples configuração no driver da NVIDIA pode melhorar a performance de certos jogos
  • Batalha GeForce RTX 5060 vs Radeon RX 9060 XT vs ARC B580

Além de confirmar detalhes técnicos que já sabíamos para a RTX 5050 mobile, a NVIDIA revelou seu MSRP no ocidente. A empresa diz que encontraremos notebooks a partir de US$ 999 equipados com a nova GPU.

O anúncio vem acompanhado de mais gráficos comparativos, novamente só com DLSS 4. Mas dessa vez é incluída a RTX 4050 que saiu em notebooks:

Comparativo da 5050 em notebooks, com DLSS 4
Fonte: NVIDIA