É comum notar que o iPhone está mais quente ou consome mais bateria após atualizar para uma nova geração do iOS. De acordo com a Apple, você não precisa se preocupar: os efeitos são normais e tendem a durar por pouco tempo após instalar a nova versão.

  • 5 novidades do iOS 26 para iPhones
  • iCloud para de funcionar em iPhones e Macs mais antigos

A Maçã publicou um artigo na página de suporte para explicar o impacto das atualizações na bateria e no desempenho do celular

Por que atualizar o iOS consome tanto a bateria?

A Apple informa que os consumidores podem notarum “impacto temporário na vida da bateria e na performance termal” (ou seja, o celular esquenta) logo após uma grande atualização, como é o caso de mudar o iOS. 


Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Porém, o processo é normal, de acordo com a fabricante. Isso acontece porque o aparelho leva mais tempo para terminar a configuração total do sistema em segundo plano, incluindo etapas como anexar dados e arquivos na busca, baixar novos componentes e atualizar os apps já existentes.

Essas tarefas exigem mais poder de hardware do aparelho e têm impacto direto no consumo da bateria e na temperatura. Depois de um tempo, a expectativa é de que o aparelho volte ao normal e diminua o consumo excessivo.

O efeito é mais comum apenas nos maiores updates, por isso pode ser notado nas novas gerações do sistema. Em atualizações menores, como aquelas “18.1.1”, é improvável que o celular esquente tanto.

Apple explica que celulares podem esquentar e consumir mais bateria após atualizações no iOS (Imagem: Bruno Bertonzin/MARQS)

iOS 26 já chegou

O iOS 26 chegou na última segunda-feira (15), acompanhado das novas atualizações para todos os outros sistemas da Apple. A grande novidade é o padrão visual Liquid Glass, considerado a maior mudança na interface desde o iOS 7, que traz um design inspirado nos efeitos do vidro.

No iPhone, o update ainda conta com tradução em tempo real de mensagens e chamadas, um novo modelo de IA para rodar sem conexão com a internet e o Apple Games, nova central para abrigar games e ofertas. 

Há também novidades específicas para apps nativos, como Telefone e Apple Music.

Çeia também:

  • Quais iPhones atualizaram para o iOS 26? Veja a lista
  • 7 recursos do iOS 26 que já existem no Android
  • E se o iPhone 17 tivesse sido lançado em 1996? Vídeo mostra “versão retrô”

VÍDEO: Quem deveria comprar os novos iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 pro e iPhone 17 Pro Max?

 

Leia a matéria no MARQS.