A diferença entre clima e tempo atmosférico é algo que confunde muita gente, mas uma coisa é certa: clima e tempo não são sinônimos. De maneira resumida, enquanto o tempo se refere às condições climáticas de um breve momento, o clima lida com o estado atmosférico em um longo prazo.

  • Como é feita a previsão do tempo? Usa-se de tudo: satélites, balões e sensores
  • O que a meteorologia estuda? Saiba se dá para confiar na pevisão do tempo sempre

O que é o tempo atmosférico?

O tempo se refere ao que vemos quando olhamos para o céu. Ou seja: se tem nuvens, se está chovendo. O tempo basicamente é o estado atmosférico momentâneo em um determinado local, e muitos fatores contribuem para sua alteração. 

Em entrevista ao MARQS, o meteorologista Olívio Bahia do Sacramento, do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) explica melhor:


Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

De forma geral, tempo é a condição atmosférica que estamos observando no momento, ou foi registrada, ou prevista para um determinado momento. Exemplo: está chovendo agora! No próximo domingo a unidade do ar vai ficar abaixo de 20% em Cuiabá (previsão). No domingo passado nevou na serra gaúcha (registrado/observado). Estamos falando de um determinado momento apenas, seja previsão, seja observação.

Os fatores que determinam o tempo são:

  • vento
  • umidade
  • chuva
  • temperatura

O tempo também está relacionado a um período mais curto, em questão de horas ou dias, e que pode mudar rapidamente.

Chuva é um dos fatores que determinam o tempo (Imagem: jcomp/freepik)

O que é o clima?

O clima, por outro lado, é definido por padrões de tempo atmosférico em uma região ao longo dos anos, em um grande intervalo de tempo. De acordo com Sacramento:

O clima é baseado em informações do tempo, só que num período bem prolongado para a partir disso obter padrões. Para a obtenção deste padrão utiliza-se a estatística com dados de pelo menos 30 anos de observação. Este padrão é determinado para a meteorologia dar subsídios para diversas áreas como agricultura, moda, industria, turismo.

O especialista reforça que, com a informação do clima, o agricultor sabe que os meses de outubro até abril formam nosso período chuvoso, e assim eles podem tomar suas decisões antecipadas para realizar as suas atividades (preparo da terra, plantio, colheira, etc.), por exemplo.

Alguns dias podem amanhecer frios e ficar muito quentes “de repente”, por exemplo, mas não é apenas a temperatura que define o tempo, pois o mesmo está sujeito a outras variáveis.

Outra maneira de entender o clima é imaginá-lo como se ele fosse uma fotografia digital, onde cada pixel é um registro do tempo meteorológico. Somados, eles fornecem o quadro geral (o clima), que, muitas vezes, não reflete necessariamente condições meteorológicas registradas pontualmente pelo tempo atmosférico.

Entre os fatores que influenciam a dinâmica do clima, estão:

  • latitude e altitude
  • tipo de relevo
  • continentalidade
  • maritimidade
  • correntes marítimas
  • localização geográfica

Ainda assim, apesar de ter o clima esperado e conhecido para cada região, ele possui variações ao longo dos anos.

Dica para não confundir clima e tempo

Para deixar gravada a diferença entre clima e tempo, basta lembrar que clima é o comportamento do tempo atmosférico em uma região ao longo de muitos anos, enquanto o tempo é o estado da atmosfera em um curto intervalo, podendo variar em horas ou dias. Por isso se fala “previsão do tempo”, e não “previsão do clima”.

*Com a colaboração de Wyllian Torres

Leia também:

  • Como são formadas as nuvens de chuva? Saiba se é qualquer uma que pode chover
  • Como previsões climáticas salvam o mundo

VÍDEO | SKY REPLACER: SITE TROCA O CÉU DAS FOTOS USANDO IA 

 

Leia a matéria no MARQS.