Se tem uma coisa que a Marvel Comics sabe fazer com propriedade é transformar personagens originalmente ridículos em figuras relevantes e até fundamentais para alguma de narrativa de um dos cantos habitados pelos maiores da editora. Um desses casos é Samuel Sterns, o cientista que se tornou o cabeçudo verde antagonistas das histórias do Hulk, principalmente no final dos anos 1980 e durante os anos 1990.  E quem é e quais são os poderes do autodenominado Líder?

  • Crítica: Capitão América não é filme ruim pelas razões que falam por aí
  • Capitão América: Admirável Mundo Novo tem cenas pós-créditos?
  • 7 razões que tornam o Capitão América Sam Wilson rebelde e polêmico

Depois da Bomba Atômica na Segunda Guerra Mundial, a ficção explorou um imaginário sobre as consequências da radiação, com direito a formigas gigantes, aranha que dá poder para um certo Peter Parker, e, principalmente, as deformidades físicas. 

Samuel Sterns apareceu pela primeira vez em Tales to Astonish #62, publicado em 1964 por Stan Lee e Steve Ditko. Inicialmente, o rapaz era um gentil zelador noturno em uma fábrica de produtos químicos. Um típico trabalhador de inteligência mediana e pouca motivação, até que uma exposição acidental à radiação gama mudou seu corpo e mente — sim, a origem é quase a mesma do Hulk.


Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Sterns sofreu uma transformação oposta à de Bruce Banner, que, quando está na forma de Hulk, troca seu grande intelecto pela força bruta: sua mente foi elevada a um ponto de inteligência suprema e insaciável, e seu corpo também sofreu alterações, assumindo o tom verde, enquanto seu crânio cresceu até um tamanho enorme para acomodar seu agora enorme cérebro.

O Líder nasceu desse jeitinho meio cafona e depois ganhou mais relevância (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Chamando a si mesmo de “o Líder”, Sterns criou um círculo de espiões e agentes secretos, todos dedicados a dominar o mundo. Como dito, no começo o vilão parecia meio bobinho e muito caricato, contudo, depois de vários confronto, o personagem encontrou no roteirista Peter David sua melhor caracterização: de um genial estrategista e manipulador, que aproveita seu enorme QI para antecipar os movimentos.

Depois dos anos 1990, o Líder ficou sumido por uim tempo, e, sempre que voltou, nunca durou muito tempo e voltou para a “geladeira”. Somente mais recentemente é que ele retornou, e também teve uma versão vermelha, assim como o Hulk. E sua última grande participação foi na fase Hulk Imortal, quando a entidade One Bellow All (Aquele Abaixo de Tudo).

Poderes e habilidades

O Líder perdeu e ganhou alguns poderes e habilidades, e atualmente nem dá para ter certeza do que ele é capaz de fazer. Vale apenas considerar que ele nem é, de longe, aquela figura sonsa do começo. Em seus melhores momentos, ele transformou uma cidade em um reflexo de si mesmo, com moradores esverdeados. 

O vilão anda meio esquecido ultimamente (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Confira abaixo alguns poderes que ele já teve e não se sabe se ainda tem, por isso vamos tratar tudo no verbo passado.

Inteligência Super-Genial: o Líder tinha perspicácia mental sobre-humana, intuição aprimorada, resolução de padrões, armazenamento e recuperação de informações e estruturação lógica e filosófica. O potencial de sua inteligência é quase ilimitado. 

É assumido (em teoria) que ele era capaz de conhecimento e compreensão acima e além do espectro humano normal de pensamento. Ele era potencialmente capaz de dominar todos os assuntos mundanos e capaz de adotar conceitos que eram completamente estranhos ao seu ambiente. Sua capacidade de prever resultados prováveis ​​de cenários táticos e estratégicos era tão avançada que beirava a clarividência. 

Sua intuição era elevada a ponto de seus palpites estarem quase sempre corretos. O Líder tinha uma memória perfeita, com a capacidade de se lembrar de cada momento de sua vida desde o acidente que lhe deu sua aparência e seus poderes.

Em algumas ocasiões, foi demonstrado que o Líder tinha o poder de se transformar novamente em Samuel Sterns, mas esse poder originalmente fez com que ele perdesse toda a memória de sua identidade como alter-ego. Líder, já que a mente de Sterns não estava preparada para lidar com a mente do Líder (embora ele sempre se lembrasse de tudo quando se transformava novamente no Líder).

Foi revelado, no entanto, que cada vez que o Líder se transformava novamente em Sterns, Sterns ficava um pouco mais inteligente cada vez que isso acontecia (embora Sterns ainda não estivesse nem perto do Líder no que diz respeito ao intelecto).

Telepatia: além de sua inteligência extraordinária, o Líder tinha alguns poderes psiônicos que lhe permitem controlar mentalmente certos indivíduos suficientemente fracos.

Telecinese: psicocinese, entre outras habilidades telecinéticas.

Projeção de Radiação Gama: o Líder podia emitir rajadas de energia psiônica de sua testa, conhecidas como raios mentais. Depois de se tornar o Líder Vermelho, ele também foi capaz de projetar radiação gama à vontade.

Auto-Ressurreição: como um Mutante Gama , o Líder era capaz de ressuscitar a si mesmo todas as vezes após morrer, passando pela Porta Verde (o acesso ao Lugar Inferior, a realidade do One Bellow All que as criaturas irradiadas por gama tem), tornando-o imortal. 

Aprendizagem Consumptiva: o Líder tinha a habilidade de devorar mentes ou partes delas para obter o conhecimento da vítima. Isso foi demonstrado quando ele absorveu e então devorou ​​a mente de Brian Banner, pai de Bruce, no Lugar Inferior.

Possessão Mental de Mutantes Gama: anteriormente, ao testar os limites entre a vida e a morte, o espírito desencarnado do Líder possuía seu seguidor Omnibus . Anos mais tarde, após pesquisar a Porta Verde e absorver e devorar a mente de Brian Banner, o Líder tornou-se capaz de possuir as mentes dos Mutantes Gama à vontade.

Além disso tudo, o Líder possuía conhecimento de genética, física e robótica, e havia projetado um grande número de armas sofisticadas, veículos, computadores e androides, os dois últimos incluindo Omnivac e seus Humanoides , respectivamente. Ele era particularmente adepto da engenharia genética e da manipulação de radiação para vários propósitos nefastos.

Com relação às invenções, o Líder criou cacarecos com uma variedade de funções. Ele desenvolveu um meio tecnológico para controlar telepaticamente as mentes do Hulk e do Rhino. O vilão também utiliza uma variedade única de armamento avançado, incluindo pistolas a laser, armas de pulso e um par de manoplas mecânicas chamadas Kinetron Mitts, que poderiam refletir a energia cinética dos socos do Hulk de volta para ele.

Mesmo com sua inteligência ilimitada e conhecimento superior, o Líder não consegue lidar com sua própria arrogância, imaturidade, impaciência e obsessão em derrotar o Hulk — o que se tornou sua maior fraqueza. Seu egoísmo também o levou brevemente a embarcar em dois esquemas loucos e impraticáveis ​​consecutivos para transformar o resto da humanidade em Mutantes Gama como ele e então dominar o mundo a partir daí.

Leia a matéria no MARQS.