A Meta lançou recentemente seus novos óculos inteligentes em parceria com duas das marcas mais icônicas do mundo: Ray-Ban e Oakley. Os aparelhos funcionam como assistentes de IA que você veste. Mas, com tanta tecnologia embarcada, qual dos dois escolher?

  • Óculos da Meta com tradução ao vivo e IA aprimorada chegam ao Brasil
  • Oakley lança óculos inteligentes no Brasil com câmera 3K e Meta IA; veja o preço

Se você está em dúvida entre o Ray-Ban Meta e o Oakley Meta HSTN, a resposta é mais simples do que parece: em termos de tecnologia, eles são rigorosamente iguais. O que um faz, o outro também faz. A sua decisão, portanto, será 100% baseada no visual e em qual design se encaixa melhor no seu estilo.

  • 😎 Veja promoções de óculos inteligentes no MARQS Ofertas

O mesmo cérebro de IA

Antes de falar das diferenças, é importante reforçar o que eles têm em comum. Os dois modelos são equipados com o mesmo sistema de câmeras, microfones, áudio e integração com a Meta AI.


Entre no Canal do WhatsApp do MARQS e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ray-Ban tem design mais discreto (Imagem: Gabriel Furlan Batista/MARQS)

Com qualquer um deles, você pode gravar vídeos em POV, de até 3 minutos em 3K ou 5 em Full HD, interagir com a IA para tirar dúvidas gerais, e usar a câmera para identificar objetos ou traduzir placas em tempo real, o que é ideal para viagens.

A integração com os apps da Meta também é idêntica. Você pode ditar mensagens de texto, gravar áudios ou compartilhar fotos e vídeos recém-capturados diretamente com seus contatos no WhatsApp ou Messenger, tudo por comando de voz. 

Até o sistema de áudio é o mesmo: alto-falantes estéreo nas hastes com som direcionado, que funcionam como fones de ouvido abertos.

A verdadeira diferença está no estilo

Como todos os recursos são idênticos, a escolha fica por conta do visual. E aqui, as duas marcas seguem propostas bem distintas, alinhadas ao seu público tradicional.

O Ray-Ban Meta aposta no design clássico e icônico. Ele é oferecido no famoso formato Wayfarer (em tamanho padrão e grande), além dos estilos Skyler e Headliner. É um visual mais discreto, focado em lifestyle, que passa quase despercebido como um óculos comum no dia a dia.

Oakley Meta tem visual clássico da empresa, com design arrojado (Imagem: Gabriel Furlan Batista/MARQS)

Já o Oakley Meta HSTN tem um design mais arrojado e esportivo, que é a assinatura da marca. O visual é mais chamativo e se alinha a quem pratica esportes ou prefere um acessório que se destaque mais. 

Ele está disponível em várias cores de armação e lentes, como Preto Fosco com lentes Ruby ou Transparente com lentes Transitions.

Em ambos os casos, é possível personalizar as lentes. Os dois modelos aceitam lentes de grau, polarizadas ou Transitions, o que aumenta a versatilidade dos aparelhos.

  • Compre o Ray-Ban Meta no Magalu
  • Compre o Ray-Ban Meta no Mercado Livre
  • Compre o Ray-Ban Meta na Amazon

Qual óculos escolher?

A escolha entre o Ray-Ban Meta e o Oakley Meta depende exclusivamente do seu gosto pessoal e de como você pretende usar o óculos no seu dia a dia. 

Se você busca discrição e um óculos tecnológico que se misture ao seu visual, o Ray-Ban Meta é a escolha certa. Por outro lado, se você é esportista ou prefere o design mais agressivo da Oakley, o HSTN é o modelo ideal. 

Oakley e Ray-Ban Meta tem as mesmas funcionalidades, e se diferenciam apenas no visual (Imagem: Gabriel Furlan Batista/MARQS)

No final, para quem busca apenas a melhor tecnologia, há um empate técnico: a câmera, a IA e o áudio são idênticos nos dois, então sua decisão será puramente estética.

  • Compre o Oakley Meta HSTN no Magalu
  • Compre o Oakley Meta HSTN no Mercado Livre
  • Compre o Oakley Meta HSTN na Amazon

Leia mais no MARQS:

  • Com mais estrangeiros vindo ao Brasil, Vivo lança plano 5G para quem não tem CPF
  • Nova capinha mostra como o iPhone 17 é por dentro; veja fotos
  • JBL vai transformar sua sala num cinema com nova soundbar com som 3D

Leia a matéria no MARQS.