Anunciado em 2018 pela Hypixel Studios, Hytale prometia usar as raízes estabelecidas em Minecraft para criar um RPG mais rico, mas sem abrir mão de elementos de construção. No entanto, após mais de 7 anos em desenvolvimento ativo, o game foi cancelado e não deve ser mais lançado.

O anúncio foi feito pela Riot Games, que financiou o projeto desde seu início e adquiriu a desenvolvedora em 2020. Ela também confirmou que o estúdio, formado inicialmente por modders de Minecraft, encerrou suas atividades junto ao cancelamento do projeto ambicioso.

Segundo Noxy, um dos cofundadores da criadora de Hytale, os próximos meses vão ser dedicados a fechar a empresa. “Esse não é o resultado que qualquer um de nós — da Hypixel ou da Riot — queríamos. Mas depois de anos avançando, adaptando e explorando cada caminho possível, se tornou claro que não conseguiríamos trazer Hytale à vida de uma maneira que realmente entregasse sua promessa”.

O título prometia oferecer um mundo de fantasia composto de blocos que se organizariam de maneira procedural. Cada mundo criado pelos jogadores seria dividido em áreas temáticas, que iriam oferecer inimigos e chefes próprios. O game também prometia um grande suporte a mods, que poderiam ser compartilhados livremente pelo público.

Hytale foi vítima de problemas técnicos

Em sua mensagem de despedida, Noxy explica que o jogo foi cancelado principalmente por problemas técnicos. O cofundador do estúdio revelou que o projeto passou por pelo menos um grande reboot, que resultou na incorporação de uma nova engine que ainda precisa de um bom tempo para se desenvolver.

Riot cancela Hytale, RPG concorrente de Minecraft há 7 anos em desenvolvimento
Foto: Divulgação/Hypixel

O time descobriu que Hytale ainda não havia chegado tão longe quando precisava estar. Se tornou claro que precisaríamos de muito mais tempo para chegar a um lugar no qual poderíamos dar suporte à visão ambiciosa do game”, explicou. Em um momento no qual a Riot Games não está mais dando tanto suporte a títulos não relacionados a League of Legends e Valorant, isso se provou mortal.

Noxy também explicou que uma redução de escopo foi estudada, mas isso faria com que o RPG não entregasse a promessa feita em 2018. Ele também explicou que a Riot Games tentou encontrar outros investidores, mas isso não se mostrou algo viável. Ao mesmo tempo, ele destacou que a empresa deu “pacotes de rescisão e recursos generosos” aos desenvolvedores demitidos.

Riot cancela Hytale, RPG concorrente de Minecraft há 7 anos em desenvolvimento
Foto: Divulgação/Hypixel

Até o momento, não está claro como o fim da Hypixel vai influenciar no servidor de Minecraft de mesmo nome. Iniciado em 2013, ele recebeu sua atualização mais recente na última segunda-feira (23) e serviu como base para a ideia de desenvolver o novo game, que nunca deve ver a luz do dia.

Fonte: PC Gamer

Conteúdo Relacionado
Valorant

especial

EXCLUSIVO | Valorant comemora 5 anos de evolução e prepara o caminho para o futuro