Enquanto muitas desenvolvedoras, incluindo a Electronic Arts e a Microsoft, acreditam que a inteligência artificial (IA) já está pronta para ajudar a criar jogos melhores e mais baratos, a Take-Two Interactive tem uma posição mais conservadora sobre o assunto. Segundo o CEO Strauss Zelnick, a tecnologia em seu estado atual não seria necessariamente benéfica para a criação de um game da série Grand Theft Auto (GTA).

Durante uma participação do Technology Executive Council Summit promovido pela CNBC, Zelnick explicou que o grande problema da IA é que ela não traz qualquer criatividade. Além disso, o executivo afirmou que o impacto que soluções do tipo podem ter sobre processos de criação são “limitados”.

Take-Two não acredita que IA ajudaria a criar um GTA bom
Imagem: Divulgação/Rockstar Games

Segundo Zelnick, um dos principais problemas da tecnologia é o fato de que ela é construída com conhecimentos do passado. Assim, a construção de um jogo como GTA seria limitada pelo fato de que a IA generativa sempre se baseia em conjuntos de informações que já estão antiquados.

GTA criado por IA seria derivativo

Digamos que não houvesse restrições. Poderíamos apertar um botão amanhã e criar um equivalente a GTA e ao plano de marketing, e aqui está?”, questionou o chefe da Take-Two. “A resposta é não. Primeiro, você ainda não pode fazer isso e, segundo, tenho a visão de que você não teria nada muito bom. Você acabaria com algo bastante derivativo”.

Quer as pessoas do Vale do Silício gostem ou não de ouvir isso, a IA consiste em grandes conjuntos de dados, com muita capacidade computacional, associados a um grande modelo de linguagem. Então, o que são conjuntos de dados por definição? Eles estão voltados para o passado

Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive

Take-Two não acredita que IA ajudaria a criar um GTA bom
Imagem: Divulgação/Rockstar Games

Para o executivo, enquanto a IA generativa tem suas utilidades e é muito boa em diversas tarefas, isso não se aplica necessariamente à criação de jogos como GTA. “Não há criatividade que pode existir, por definição, em qualquer modelo de IA, porque ele é limitado pelos dados”, decretou.

Atualmente, a Rockstar Games está no processo de finalizar GTA 6, um dos jogos mais aguardados da história. O título está programado para chegar às lojas no dia 26 de maio de 2026, inicialmente somente para PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Quando isso acontecer, a expectativa é que ele incentive a venda de consoles e novos investimentos no mercado de games.

Fonte: VGC, CNBC

Conteúdo Relacionado
Rockstar anuncia o "futuro de GTA V RP" em parceria com a Nopixel

Mais integração

Rockstar anuncia o “futuro de GTA V RP” em parceria com a Nopixel