Usuários de placas da Gigabyte com chipset B650 da AMD estão relatando que o update mais recente de BIOS para os modelos está desabilitando o suporte a PCIe 5.0 no slot x16. As placas passam a suportar somente PCIe 4.0, como mandam as especificações oficiais da AMD.

Como explica o VideoCardz, o suporte para PCIe 5.0 é um diferencial em modelos B650E ou para placas mais avançadas. Opões B650 não suportam oficialmente a geração mais recente da interface, mas por algum motivo foram lançadas com a tecnologia funcionando.

Captura mostra placa B650 da Gigabyte com PCIe 5.0
Fonte: VideoCardz

A mudança não deve ter um impacto perceptível na performance de placas de vídeo, no entanto. O WCCFTech ressalta que o PCIe 4.0 x16 já é suficiente para GPUs atuais, até mesmo opções high-end da linha RTX 50, por exemplo. O que causaria queda no desempenho seria passar a conexão de x16 para x8.

Para manter o PCIe 5.0 é só não atualizar

Updates de BIOS são importantes não apenas para ter acesso a novos recursos, mas também para manter seus componentes de hardware seguros. A versão mais recente da Gigabyte, a F36, não apenas desabilita o PCIe 5.0, mas também corrige duas vulnerabilidades diferentes, como mostra sua descrição no site oficial.

Leia mais:

  • Intel Arc Battlemage com PCIe 5.0 x16 aparece no PCI-SIG e aquece rumores
  • NVIDIA RTX 5090 perde até 25% de desempenho com largura de banda PCIe limitada, aponta estudo
  • Utran apresenta placa PCIe 5.0 com 28 SSDs M.2, alcançando 109 GB/s e 224 TB de capacidade

Para manter a geração mais recente da interface, no entanto, é só não fazer a atualização e continuar na versão F34. A atualização mais recente “pula” a F35 porque ela saiu com problemas e o F36 é a versão que a substitui.

É importante ressaltar que o suporte a PCI 5.0 em placas B650 não é oficial e parece ter sido um acidente. Assim, é possível que apareçam bugs usando a tecnologia. No fórum Chiphell, o usuário Hugable carrot, comenta sobre o assunto:

Usuário comenta sobre atualização e problemas da interface em placas B650
Fonte: Chiphell

“(…) havia muitas reclamações na primeira metade do ano sobre placas rodando em 5.0”, diz o post, em tradução livre. “A fabricante de placas-mãe não devia ser culpada por algo que não é culpa dela”.